Nissan desenvolve sistema

ESQUECIMENTO

Nissan desenvolve sistema que pode ajudar os Hermanos em viagem ao Brasil

Você já esqueceu um frango, carne ou qualquer embalagem de comida no carro e deixou por dias lá? Caso não tenha acontecido com você, acredite: na correria atual do dia a dia, já ocorreu com muita gente. Para evitar isso, a Nissan criou um sistema que já funciona na América do Norte e pode chegar ao Brasil já no verão 2018, o dispositivo Rear Door Alert (RDA ou alerta de portas traseiras).

O sistema será inaugurado como item de série no utilitário esportivo Pathfinder, cujo modelo 2018 será lançado em setembro. Dependendo da aceitação, vai ganhar outros modelos da marca japonesa. A tecnologia é relativamente simples e não precisa de grandes ajustes.

 

O RDA monitora as travas das portas traseiras. Se o sistema detectar que uma porta traseira foi aberta ou fechada antes de um trajeto, mas não foi aberta novamente ao final do percurso, considerando que o veículo está estacionado e a ignição desligada, o sistema dispara uma série de notificações, que começam com um alerta visual no painel de instrumentos e continua com disparos progressivos da buzina. 

Como existem inúmeras situações em que o motorista pode simplesmente abrir uma das portas traseiras para deixar a mochila da academia, por exemplo, o sistema pode ser facilmente configurado e desligado temporária ou permanentemente por meio de comandos no painel.

– A ideia é que, se você abrir uma porta traseira, seja para acomodar uma criança ou uma sacola no banco traseiro, quando você chegar ao seu destino, o veículo vai alertá-lo que você deve dar uma olhada no banco de trás antes de sair – comentou a engenheira Marlene Mendoza, uma das desenvolvedoras da ideia nos Estados Unidos.

– Você não precisa fazer isso na correria, mas se não abrir a porta traseira novamente quando sair do veículo, queremos que pense por um instante sobre o que ficou no banco traseiro do carro – continuou.

A ideia deve ajudar também quem, numa viagem, ao parar no posto para um café e abastecer, arranca o veículo e esquece passageiros do banco de trás. Por mais inacreditável que pareça, dois casos semelhantes já foram registrados no Rio Grande do Sul, ambos envolvendo argentinos, de férias, em direção a Santa Catarina.

2018 Pathfinder Rear Door Alert Embargoed August 2 2017 8 AM ET 03

2018 Pathfinder Rear Door Alert Embargoed August 2 2017 8 AM ET 01