O BYD Dolphin Mini será o primeiro carro elétrico produzido em larga escala no Brasil. Líder de vendas na categoria, o modelo registrou 20.114 unidades vendidas entre janeiro e novembro, de acordo com dados da Fenabrave.
A montadora chinesa anunciou na última segunda-feira (2) que os primeiros veículos a saírem da fábrica de Camaçari (BA), cuja construção será finalizada em março, serão o Song Pro e o Dolphin Mini.
Segundo a BYD, o Dolphin Mini será montado no Brasil inicialmente pelo sistema SKD (Semi-Knocked Down), em que os kits do carro são importados da China e apenas montados na fábrica de Camaçari. No entanto, a partir de agosto, com o início da produção em série, o compacto passará a ser fabricado em regime de “produção completa”, incluindo etapas como pintura e estamparia realizadas localmente.
A planta de Camaçari terá capacidade para produzir até 150 mil unidades por ano na primeira fase. Em uma segunda etapa, a montadora planeja ampliar a produção para até 300 mil veículos por ano, abrangendo até 12 modelos diferentes.
O BYD Dolphin Mini é equipado com um motor elétrico que gera 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. Pesando 1.239 kg em ordem de marcha, o modelo compacto conta com baterias do tipo Blade, com capacidade de 38 kWh. Segundo o Inmetro, a autonomia é de 280 km, mas pode alcançar até 340 km no ciclo WLTP ou em condições reais, dependendo do estilo de condução.
Com 3.780 mm de comprimento, o Dolphin Mini é 46 mm maior que o Renault Kwid (3.734 mm) e mantém um entre-eixos de 2.500 mm, característica interessante para atender ao público PcD. Suas dimensões compactas tornam o veículo ideal para o dia a dia na cidade, proporcionando facilidade em manobras e estacionamento.
O modelo 2025 surpreende ao oferecer recursos geralmente não encontrados nessa faixa de preço. Entre os destaques estão o ICS (Intelligent Cockpit System), com uma tela flutuante de 10,1 polegadas que gira eletricamente, navegação GPS e armazenamento em nuvem pela BYD.
Além disso, o Dolphin Mini oferece ajustes elétricos de altura e profundidade na coluna de direção, bem como no banco do motorista, permitindo maior conforto na posição de dirigir. Mesmo no ajuste mais baixo, a altura supera a de hatches tradicionais, garantindo uma experiência mais ergonômica e prática.