Ao comparar o Fiat Mobi com o Renault Kwid em termos de opções de acabamento e preço, observa-se que o Fiat Mobi oferece duas versões: a Like 1.0, ao preço de R$ 71.990,00, e a Trekking 1.0, custando R$ 74.990,00. Por outro lado, o Renault Kwid apresenta uma variedade maior, com três versões disponíveis: a Zen, por R$ 72.640,00; a Intense, ao custo de R$ 75.530,00; e a Outsider, que tem o valor de R$ 78.430,00.
O portal Planeta sobre Rodas realizou uma análise abrangente, focando em diversos aspectos como motores, interior, acabamento, tecnologias, porta-malas, consumo de combustível e dimensões, destacando especialmente o tamanho do porta-malas.
No competitivo segmento dos subcompactos, observa-se que, na maioria das vezes, o Fiat Mobi destaca-se nas vendas. Notavelmente, em 2023, o carro da marca italiana alcançou a impressionante marca de sexto veículo mais vendido, com um total de 73.433 unidades. Por outro lado, o modelo da marca francesa também apresentou um desempenho notável, vendendo 63.001 unidades e finalizando o ano na décima primeira posição.
Comparativo entre os subcompactos mais baratos do Brasil: Fiat Mobi vs. Renault Kwid
Motorização
Ao compararmos os dois subcompactos mais acessíveis do mercado brasileiro, o Renault Kwid e o Fiat Mobi, observamos poucas diferenças em suas motorizações.
Renault Kwid: Iniciamos com o Renault Kwid, equipado com um motor 1.0 12V SCe, que opera com uma transmissão manual de 5 velocidades. Este motor entrega uma potência máxima de 71 cavalos quando abastecido com etanol e 68 cavalos com gasolina, atingindo esses valores a 5.500 rpm. Quanto ao torque, o Kwid oferece 10 kgf.m com etanol e 9,4 kgf.m com gasolina, disponíveis a 4.250 rpm.
Fiat Mobi: Por outro lado, o Fiat Mobi apresenta um perfil um pouco diferente em sua motorização. Equipado com o motor Fire 1.0 EVO 8V Flex, também acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades, este veículo fornece uma potência máxima de 71 cavalos com etanol e 74 cavalos com gasolina, atingida a 6.000 rpm. No que se refere ao torque, o Mobi gera 9,3 kgf.m com etanol e 9,7 kgf.m com gasolina, mas a uma rotação significativamente menor, 3.250 rpm.
Veredicto: Os dois têm motorizações bem parecidas e também não possuem um desempenho que impressiona. A única diferença que pode ser significativa é no peso, já que o Fiat Mobi pesa 961 kg e o Renault Kwid tem peso de 818 kg, ou seja, 143 kg a menos. Nesse quesito, o subcompacto da marca francesa leva vantagem.
Fiat Mobi vs. Renault Kwid: Interior, acabamento e tecnologias
Renault Kwid: Por dentro, o subcompacto apresenta um acabamento muito simples em todas as versões disponíveis. A ergonomia é prejudicada pela posição não convencional de certos elementos, como a abertura dos vidros no painel central, em vez de nas portas. O modelo inclui itens como computador de bordo, rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes, e o sistema Media Evolution com tela de 8″ que suporta espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.
Fiat Mobi: O interior deste subcompacto da marca italiana também é simples, mas apresenta um acabamento mais refinado que o do Kwid, com melhor ergonomia e qualidade dos materiais. O Mobi vem equipado com central multimídia de 7″ com tela touchscreen e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay via conexão sem fio, volante multifuncional, conexão Bluetooth, entrada USB, sistema de reconhecimento de voz, computador de bordo, quadro de instrumentos com iluminação LED e display digital de 3,5 polegadas.
Veredicto: Apesar de o Renault Kwid possuir uma central multimídia maior, em termos de construção, materiais de melhor qualidade, ergonomia e atenção aos detalhes na cabine, o Fiat Mobi leva a melhor. Ambos não contam com ajuste de altura e profundidade do volante, entre outros equipamentos. No entanto, não se pode esperar muito de carros cujo propósito é ser acessível, apesar de não estarem tão baratos assim.
Fiat Mobi vs. Renault Kwid: Porta-malas
Renault Kwid: 290 litros
Fiat Mobi: 235 litros
Veredicto: O Renault Kwid tem um desempenho melhor, com 55 litros a mais de capacidade no porta-malas em comparação ao seu concorrente.
Fiat Mobi vs. Renault Kwid: Consumo de combustível
Renault Kwid: Possui um consumo de combustível na cidade de 10,8 km/l com etanol e alcança 15,3 km/l com gasolina. Em trajetos rodoviários, essa eficiência é ligeiramente melhorada, registrando um consumo de 11 km/l para etanol e 15,7 km/l para gasolina.
Fiat Mobi: Apresenta um consumo de combustível no contexto urbano de 8,8 km/l com etanol e alcança 12,7 km/l com gasolina. Já em viagens pela estrada, o Mobi exibe uma performance ainda melhor, com um consumo de 9,9 km/l ao utilizar etanol e 14,3 km/l com gasolina.
Veredicto: O subcompacto da marca francesa leva uma boa vantagem neste quesito sobre o rival.
Dimensões
Renault Kwid: Apresenta dimensões bem definidas, com um comprimento de 3.680 mm e largura de 1.579 mm, proporcionando agilidade no trânsito. A altura de 1.479 mm assegura boa visibilidade para o motorista. Finalmente, o entre-eixos é de 2.423 mm. A altura em relação ao solo é de 18,5 cm de altura do solo.
Fiat Mobi: Possui dimensões compactas, com um comprimento de 3.596 mm, destacando-se pela sua facilidade de manobra em espaços apertados. Sua largura é de 1.666 mm, enquanto a altura alcança 1.552 mm, e a distância entre eixos é de 2.304 mm. A altura do solo de 175 mm oferece uma margem adequada para lidar com as irregularidades urbanas, como lombadas e buracos, garantindo uma condução mais suave.
Veredicto: Devido ao fato de ser 12 cm maior, o Renault Kwid apresenta uma vantagem significativa no quesito de espaço interno. Por outro lado, o Fiat Mobi destaca-se por sua maior altura em relação ao solo, embora as demais dimensões sejam bastante semelhantes entre os dois modelos