Na busca por uma resposta ao crescente sucesso da Ford Ranger, a Toyota decidiu lançar, na Austrália, o modelo Hilux 2025. Este movimento estratégico visa recuperar a posição dominante da Toyota no segmento de picapes, especialmente após a Ford Ranger se estabelecer como líder de vendas no mercado australiano em 2023.
As alterações no design da Hilux 2025 são discretas, porém significativas. A grade frontal foi o foco das mudanças, apresentando uma nova forma octogonal acompanhada de entradas de ar atualizadas e uma proteção inferior em alumínio. Os faróis, agora escurecidos, são ligados à grade por um friso preto, mantendo os elementos de design tradicionais, porém com um toque moderno.
Dependendo da versão, a Hilux 2025 exibe acabamentos distintos. As versões mais acessíveis contam com uma grade preta com padrão de favo de mel. O modelo SR adiciona um acabamento prateado na parte inferior do para-choque, enquanto o SR5 se destaca com elementos em preto brilhante, incluindo molduras dos faróis de neblina, capas dos espelhos retrovisores e maçanetas das portas.
Até agora, a Toyota manteve em segredo as imagens da traseira e do interior da nova Hilux, revelando apenas que a lanterna traseira recebeu uma lente escurecida e que a tampa da caçamba foi aprimorada com amortecedores de fábrica, prometendo uma operação de abertura e fechamento mais suave.
Quanto aos preços, é interessante notar que, na Austrália, o modelo Hilux 2025 tem um valor que varia entre 26.475 e 74.310 dólares australianos. Essa faixa de preço, convertida para a moeda brasileira, fica em torno de R$ 85 mil a R$ 240 mil.
Novo sistema híbrido-leve da Toyota Hilux 2025
Um marco significativo para a Toyota Hilux 2025 é a introdução de um sistema híbrido-leve de 48 volts acoplado ao motor de 2,8 litros de quatro cilindros. Este motor, já conhecido por sua performance notável no Brasil, oferece uma potência máxima de 204 cv a 3.400 rpm e um torque máximo de 50,9 kgf.m a 2.800 rpm, prometendo eficiência e força.
A Toyota afirma que a eletrificação pode melhorar a economia de combustível em 6 a 10%, variando de acordo com a versão do veículo. Essa tecnologia não só aumenta a eficiência no consumo de combustível, mas também contribui significativamente para a redução do ruído, da vibração e da aspereza, proporcionando assim uma experiência de condução mais suave e agradável.
Este lançamento marca a terceira renovação estética dessa geração do veículo, reforçando o compromisso da Toyota com a inovação e a sustentabilidade, através da inclusão do sistema híbrido-leve. A Hilux 2025 representa não apenas uma resposta à concorrência, mas também um passo adiante na evolução dos veículos utilitários, alinhando-se às demandas de um mercado cada vez mais consciente do ambiente.
A Chevrolet Montana 2024 teve reajuste de preços em suas cinco versões de acabamento disponíveis, com variações de R$ 1.360 a R$ 4.260. Inicialmente, a versão 1.2 Turbo MT da picape, que antes era cotada a R$ 121.790, agora é oferecida por R$ 125.260, representando um reajuste de R$ 3.470.
Seguindo essa tendência, a versão LT 1.2 Turbo MT viu seu preço aumentar de R$ 127.190 para R$ 131.450, o que equivale a um aumento de R$ 4.260. Por sua vez, a versão LTZ 1.2 Turbo AT, anteriormente precificada a R$ 140.890, atualmente está disponível por R$ 144.900, marcando um acréscimo de R$ 4.010 no preço.
A versão Premier 1.2 Turbo AT também sofreu alterações, passando de R$ 148.890 para R$ 153.110, resultando em um ajuste de R$ 4.220. Por fim, a versão RS 1.2 Turbo AT, que antes era vendida por R$ 154.850, agora tem seu preço fixado em R$ 156.210, o que representa o menor aumento dentre todas as versões, sendo este de apenas R$ 1.360.
Confira a nova tabela de preços da Chevrolet Montana 2024
Versões
Preço antigo
Preço atualmente
Reajuste
1.2 Turbo MT
R$ 121.790
R$ 125.260
R$ 3.470
LT 1.2 Turbo MT
R$ 127.190
R$ 131.450
R$ 4.260
LTZ 1.2 Turbo AT
R$ 140.890
R$ 144.900
R$ 4.010
Premier 1.2 Turbo AT
R$ 148.890
R$ 153.110
R$ 4.220
RS 1.2 Turbo AT
R$ 154.850
R$ 156.210
R$ 1.360
A Chevrolet Montana possui uma única motorização para todas as cinco versões. A picape é equipada com um propulsor 1.2 que possui uma cilindrada de 1.994 cm³, configurado em três cilindros em linha e 12 válvulas, oferecendo uma experiência de condução robusta e eficiente.
Quanto à potência, a Montana demonstra excelente desempenho, alcançando uma potência máxima de 133 cv quando abastecida com etanol e 132 cv com gasolina, ambas a 5.500 rpm. Este vigor se traduz também no torque, apresentando 21,41 kgf.m com etanol e 19,37 kgf.m com gasolina, disponíveis já a 2.000 rpm. Essas características garantem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos, e uma velocidade máxima de 180 km/h.
Falando de aspectos práticos, a Montana não decepciona. Os pneus 215/60 R16 são adequados para variadas condições de rodagem, enquanto o sistema flex de combustível oferece flexibilidade no abastecimento, com um tanque de 44 litros que suporta tanto etanol quanto gasolina. Além disso, a capacidade da caçamba de 637 kg da picape da marca norte-americana é notável, atendendo às necessidades de transporte de carga de forma eficiente.
A Volkswagen Saveiro se apresenta como uma excelente opção para empresas e produtores rurais, disponibilizando três diferentes modelos para atender a essa categoria. Durante a campanha promocional do mês de outubro, a marca ainda oferece um atrativo desconto que pode alcançar até R$ 13.165,20. Ademais, essa picape se destaca por sua vasta lista de itens e pela capacidade de sua caçamba. Na versão de cabine simples, é possível transportar até 924 litros, enquanto na versão de cabine dupla, a capacidade é de 580 litros.
Durante esta campanha, empresas e produtores rurais têm a oportunidade de adquirir a versão Robust CS 1.6 MSI por um valor especial de R$ 84.277,60. Este preço representa um significativo desconto de R$ 11.492,40, em comparação ao seu valor original de varejo, que é de R$ 95.770,00. Além disso, há também a versão Robust CD 1.6 MSI com cabine dupla. Esta tem um preço sugerido no mercado de R$ 109.710,00. No entanto, com as isenções oferecidas para esta categoria, o valor é reduzido para R$ 96.544,80, proporcionando um abatimento de R$ 13.165,20.
Finalmente, destaca-se a versão Extreme CD 1.6 MSI, que foi lançada no mercado na linha 2024, substituindo a versão Cross. Atualmente, esta versão está com um desconto de R$ 10.312,20, podendo ser adquirida por R$ 104.267,80, ao invés do seu preço regular de tabela, que é de R$ 114.580,00.
A Volkswagen Saveiro é uma picape com itens como as rodas de liga-leve e as capas dos retrovisores em preto brilhante. Adicionalmente, conta com um Santantonio e uma capota marítima. Para maior visibilidade, há faróis de neblina e uma câmera de ré. Em termos de entretenimento e conforto, o veículo oferece um sistema multimídia com tela de 6,5″, espelhamento, e um volante multifuncional revestido em couro.
Além disso, sua coluna de direção possui regulagem de altura e profundidade, e para maior segurança em terrenos desafiadores, tem o bloqueio eletrônico do diferencial. O som é potencializado por 4 alto-falantes e 2 tweeters, e, para dar um toque esportivo, apresenta pedaleiras esportivas. A estética externa é aprimorada com o parachoque dianteiro, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do carro. Estes espelhos também possuem regulagem elétrica e a função tilt-down.
Em termos de iluminação, o carro tem brake-light e iluminação no compartimento de carga. Os detalhes internos incluem acabamento em tecido nas portas e um computador de bordo. Para conveniência, vem com chave canivete com comandos e alarme. Pensando na segurança, o veículo conta com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, dois airbags e alerta de uso do cinto de segurança para o motorista.
Para maior conforto em dias quentes, há ar-condicionado, e o banco do motorista possui regulagem de altura. O veículo também apresenta direção hidráulica, DRL halógeno, e entrada USB no console central. Os retrovisores externos são equipados com repetidores de seta e, para proteger a caçamba, há um protetor específico. O sensor de estacionamento traseiro facilita as manobras, e o carro ainda conta com travas e vidros elétricos para maior comodidade.
Com a alteração de linha, houve também a mudança de alguns equipamentos e nomenclaturas de versões. No entanto, a motorização manteve-se inalterada, continuando com o confiável motor 1.6 MSI Flex. Esse motor é utilizado em todas as versões da picape, entregando 106 cavalos com gasolina e 116 cavalos com etanol. Em relação ao torque, os valores são de 151 Nm ao usar gasolina e 158 Nm com etanol.
Em termos de consumo de combustível, a picape apresenta números razoáveis para um veículo de sua categoria. Conforme dados do Inmetro, com etanol, a Saveiro alcança uma média de 7,5 km/l em ambiente urbano e 8,8 km/l em rodovias. Já com gasolina, os índices são de 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
O Jeep Compass, na versão Sport, está atualmente com uma promoção especial para vendas diretas, particularmente para PcDs. Essa oferta estará disponível até o dia 31 de outubro de 2023. Apesar de ser considerada uma versão de entrada, esse SUV vem repleto de equipamentos voltados para segurança, tecnologia e conforto.
Adicionalmente, essa versão é potencializada pelo motor Turbo Flex T270, que entrega 185 cv quando abastecido com etanol e 180 cv com gasolina, ambos a 3.750 rpm. Como um bônus, o carro oferece um espaçoso porta-malas de 476 litros.
O Compass na versão Sport conta com uma transmissão automática de 6 velocidades. Essa transmissão permite um torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Adicionalmente, seu tanque de combustível tem capacidade para 60 litros. Graças a estas características, é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 204 km/h.
Pessoas com deficiência têm a oportunidade de adquirir o Jeep Compass na versão Sport com um significativo desconto de R$ 27.356,70. Originalmente, este veículo está avaliado em R$ 178.590. No entanto, com a aplicação da redução de IPI e a inclusão de um bônus, seu valor diminui para R$ 151.233,30.
O veículo apresenta uma série de características e funcionalidades avançadas para proporcionar a melhor experiência ao motorista e passageiros. Dentre elas, temos:
Segurança e estabilidade: O Jeep Compass Sport vem equipado com ABS, Controle de Estabilidade (ESC), Controle de Tração e um controle eletrônico anti capotamento. Adicionalmente, possui cinto traseiro central de 3 pontos, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e seis airbags, incluindo frontais, laterais e de cortina.
Conveniência e conforto: Possui acendimento automático dos faróis, ar condicionado automático dual zone, ajuste do volante em altura e profundidade, e bancos revestidos em tecido. O banco do motorista tem regulagem de altura e o banco traseiro é bipartido 60/40, sendo totalmente rebatível. Além disso, temos o apoia-braço com porta objetos e o banco do passageiro rebatível, proporcionando ainda mais espaço.
Tecnologia e conectividade: O SUV dispõe de uma central multimídia Uconnect de 8,4″, Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, e uma tela TFT de 7″ colorida e configurável no painel de instrumentos. Ainda possui sistema de áudio com 6 alto-falantes, USB e Bluetooth, além de USB Tipo C e uma adicional USB tipo A+C no console traseiro.
Design e estética: Os faróis Full LED com assinatura em LED e lanternas com a mesma assinatura dão um toque moderno ao Jeep Compass Sport. O design é complementado com um friso cromado ao longo das janelas e rodas em liga aro 18”.
Funcionalidades adicionais: Para facilitar a vida do motorista, o Jeep Compass Sport tem câmbio automático de 6 marchas, direção elétrica, câmera de estacionamento traseira, sistema Start&Stop, e um piloto automático. A comodidade é reforçada com o sistema Keyless Enter ‘n Go, que permite a abertura de portas e vidros sem a necessidade de retirar a chave do bolso.
Outros detalhes: O veículo inclui vários outros recursos como Jeep Healthy Cabin, Jeep Traction Control+, sensor de chuva, sistema Auto Hold, e muitos outros. Vale destacar o modelo, que é o MODEL YEAR 2023, e o motor T270 Turbo Flex que impulsiona essa máquina.
Em resumo, o veículo combina design, tecnologia, segurança e conveniência, tornando-se uma escolha ideal para aqueles que buscam o melhor em automóveis.
O Chevrolet Cruze oferece quatro atraentes opções disponíveis para vendas diretas a PcDs, com descontos substanciais que podem chegar a até R$ 10.338. As configurações disponíveis compreendem o Cruze LT 1.4 Turbo AT, o Cruze Midnight 1.4 Turbo AT, o Cruze LTZ 1.4 Turbo AT e o Cruze Premier 1.4 Turbo AT. É fundamental ressaltar que todas essas versões incluem isenção de IPI, bem como um bônus proporcionado pela renomada marca norte-americana.
O Chevrolet Cruze adota um motor 1.4 turbo, o qual proporciona uma potência de 150 cv a 5.600 rpm quando abastecido com gasolina, e 153 cv a 5.200 rpm com etanol. Além disso, os valores de torque atingem 24,0 kgfm a 2.100 rpm no caso da gasolina e 24,5 kgfm a 2.000 rpm quando abastecido com etanol. Para a transmissão, o veículo está equipado com uma transmissão automática de seis velocidades que permite mudanças de marchas sequenciais.
A versão de entrada do Cruze LT 1.4 Turbo AT é comercializada a um preço sugerido de mercado integral de R$ 150.890. No entanto, após a aplicação das isenções de IPI e o bônus correspondente, esse valor é reduzido para R$ 141.908, representando um significativo desconto de R$ 8.982.
Por outro lado, a opção do Cruze Midnight 1.4 Turbo AT está disponível para aquisição por parte das pessoas com deficiência a um preço de R$ 145.863, o que implica em uma economia notável de R$ 9.197 em relação ao seu preço padrão de mercado.
Uma alternativa adicional destinada às PcDs é o Cruze LTZ 1.4 Turbo AT, que apresenta um desconto considerável de R$ 10.113 em relação ao seu preço de tabela original de R$ 167.060, resultando em um preço final de R$ 156.947.
Por fim, a versão do Cruze Premier 1.4 Turbo AT está listada a um preço de varejo de R$ 179.840, mas para vendas diretas para pessoas com deficiência, o valor é reduzido para R$ 169.502, o que corresponde a um abatimento de R$ 10.338.
Chevrolet Cruze: Principais itens e detalhes
O Chevrolet Cruze apresenta uma série de recursos avançados que visam melhorar a segurança e o conforto durante a condução. Entre esses recursos, destacam-se o controle de tração e estabilidade, que ajudam a manter o controle do veículo em situações adversas na estrada. Além disso, a presença da lanterna de neblina aumenta a visibilidade em condições de baixa visibilidade, como nevoeiro.
Para garantir a segurança das crianças a bordo, o Chevrolet Cruze possui um sistema de fixação de cadeiras para crianças conhecido como “Isofix”. Isso permite que as cadeiras sejam facilmente instaladas com segurança, proporcionando tranquilidade aos pais e responsáveis.
O conforto térmico é garantido pelo ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, que mantém a temperatura interna do veículo agradável. Além disso, o assistente de partida em aclive facilita a condução em terrenos íngremes, enquanto a coluna de direção com regulagem em altura e profundidade permite que o motorista encontre a posição ideal.
Outro recurso que melhora a experiência de direção é o controlador de velocidade de cruzeiro, que ajuda a manter uma velocidade constante na estrada. A direção elétrica progressiva torna a direção mais suave e precisa, proporcionando maior conforto ao motorista.
O design do Chevrolet Cruze também recebe atenção especial, com detalhes cromados nas maçanetas, janelas das portas e tampa traseira. O descansa-braço dianteiro central é deslizante, proporcionando comodidade durante a viagem. O banco traseiro é bipartido e rebatível, com porta-copos para maior versatilidade.
O volante multifuncional oferece controle conveniente das funções do veículo, enquanto os airbags duplo, laterais e de cortina garantem a segurança dos ocupantes. O acabamento interno na cor “Jet Black” e o banco com revestimento premium na mesma cor adicionam um toque de sofisticação ao interior.
A parte externa do Chevrolet Cruze também é elegante, com uma grade frontal com detalhes exclusivos da versão LTZ e lanternas em LED, que funcionam como luz de condução diurna. A câmera de ré de alta resolução facilita as manobras em espaços apertados.
As rodas de liga leve aro 17″ com acabamento exclusivo para a versão LTZ agregam estilo ao veículo. O sistema de entretenimento Chevrolet MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8″, oferece integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, permitindo acesso a rádio AM/FM, entrada USB, função de áudio streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo.
Por fim, o Chevrolet Cruze também possui sensores de chuva com ajuste automático de intensidade e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tornando a experiência de condução ainda mais conveniente e segura.
O Volkswagen T-Cross, um dos SUVs mais vendidos no mercado nacional, apresenta três opções de acabamento específicas para vendas diretas a pessoas com deficiência (PcD). Durante a campanha do mês de outubro, esses modelos estão com descontos atrativos que podem chegar a R$ 34.544,30. Além de contar com dois tipos de motorização turbo, o T-Cross destaca-se por oferecer um amplo espaço interno e um porta-malas com capacidade para 373 litros. Adicionalmente, o veículo vem equipado com uma extensa lista de recursos e funcionalidades.
Todas as versões do veículo oferecem isenção de IPI e um bônus especial da fabricante. Começando pela versão de entrada, a 200 TSI, ela está disponível para pessoas com deficiência (PcD) pelo valor de R$ 116.639,75. Isso representa uma economia de R$ 24.050,25, considerando seu preço sugerido no mercado de R$ 140.690,00.
Em seguida, temos a versão Comfortline 200 TSI. Seu preço original é de R$ 158.990,00. No entanto, após aplicar a isenção e o bônus, o valor cai para R$ 131.811,46, refletindo um desconto de R$ 27.178,54.
Finalmente, a versão premium, a Highline 250 TSI, destaca-se por sua motorização diferenciada. Para PcDs, ela é oferecida por R$ 140.145,70. Em comparação ao seu preço de mercado, que é de R$ 174.690,00, os compradores podem economizar R$ 34.544,30.
Como mencionado anteriormente, o Volkswagen T-Cross apresenta dois diferentes conjuntos mecânicos. Nos dois modelos, encontramos o motor 1.0 TSI flex de três cilindros. Este motor é capaz de produzir 116 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 128 cv com etanol. Além disso, oferece um torque de 20,4 kgfm, independentemente do combustível utilizado. Acompanhando esse motor, há uma transmissão automática Tiptronic de seis velocidades.
Por outro lado, a versão Highline 250 TSI, como o nome sugere, é equipada com o motor 1.4 TSI flex de quatro cilindros. Esse motor gera até 150 cavalos de potência e, assim como o modelo anterior, está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.
Volkswagen T-Cross PcD: Principais itens e detalhes
O Volkswagen T-Cross, mesmo em suas versões básicas, apresenta uma lista robusta de equipamentos. Ele inclui rodas de liga leve de 16”, além de um sensor de estacionamento traseiro. O sistema de som, que é touchscreen, tem a denominação “Composition Touch” e dispõe de uma tela de 6,5”; ele também é compatível com o APP-Connect. Há também o Sistema “Start & Stop” e uma tomada de 12V convenientemente posicionada no console central.
Para um controle mais intuitivo, o veículo oferece um volante multifuncional revestido em couro, que vem com “shift paddles”. Outra característica notável é o ACC, que é o controle adaptativo de velocidade e distância. Em termos de segurança, o carro é equipado com vários airbags: dois dianteiros com a opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais para os ocupantes da frente e dois de cortina. Além disso, o sistema de som é composto por seis alto-falantes.
O conforto é garantido com o ar-condicionado, que conta com um filtro de poeira e pólen. Há também cintos de segurança dianteiros que vêm com regulagem de altura e pré-tensionador. O motorista pode ajustar a coluna de direção em altura e profundidade conforme a necessidade. Para maior comodidade, há um descanso de braço dianteiro central que possui porta-objetos, saídas de ar traseiras e duas entradas USB.
No que diz respeito à condução, o T-Cross possui direção elétrica e espelhos retrovisores externos ajustáveis eletricamente. Estes últimos contam com a função “tilt down” no lado direito. A segurança das crianças também é priorizada com a fixação de assento usando o sistema ISOFIX/Top tether.
As características de segurança são reforçadas com os freios “ABS” que possuem “EBD” para distribuição eletrônica de frenagem. Além disso, o carro tem o “ESC” para controle eletrônico de estabilidade, o “ASR” para controle de tração e o “EDS” que é um bloqueio eletrônico. Para auxiliar nas partidas em subidas, o veículo está equipado com HHC (Hill Hold Control).
Detalhes adicionais incluem iluminação no porta-malas, lanternas traseiras em LED, um painel de instrumentos digital de 8”, piloto automático e rack de teto longitudinal na cor preta.
O Hyundai Creta Comfort 2024 destaca-se como uma das versões de melhor custo-benefício dentro da linha do SUV. Ele está equipado com uma impressionante lista de funcionalidades e tem um preço de R$ 135.390,00, que é significativamente mais acessível do que algumas outras configurações. Outro ponto forte é o seu motor turbinado 1.0 TGDI, acoplado a uma transmissão automática, que entrega 120 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 17,5 kgf.m a 1.500 rpm.
Quando se trata de vendas, o Creta é consistentemente um dos líderes em seu segmento. No acumulado do ano, o modelo registrou 44.901 unidades vendidas. Somente nos últimos dois meses, foram 5.195 unidades em agosto e 4.444 em setembro.
Internamente, a versão Comfort do Hyundai Creta surpreende pela qualidade. O acabamento é meticuloso e os materiais são de boa qualidade, embora haja uma presença notável de plásticos. Em termos de espaço, seus 2.610 mm de entre-eixos oferecem um ambiente confortável, acomodando até cinco passageiros. Adicionalmente, o porta-malas é bastante amplo, com capacidade para 420 litros.
Detalhes e itens de série
O Hyundai Creta Comfort é equipado com uma série de recursos e funcionalidades modernas para otimizar a experiência de condução e garantir segurança. Começando pelo sistema de som, ele possui alto-falantes tanto nas portas dianteiras quanto traseiras, acompanhados de uma antena tipo barbatana.
Para conectividade e entretenimento, o carro dispõe de uma central multimídia touchscreen de 8 polegadas, que tem compatibilidade sem fio com Apple CarPlay e Google Android Auto. Além disso, possui um computador de bordo, conexão USB traseira e duas entradas USB adicionais. O painel de instrumentos digital de 3,5 polegadas é outra característica marcante, juntamente com uma tomada 12V no console central.
No quesito segurança, o Hyundai Creta se destaca. Ele conta com airbags de cortina, frontal duplo e lateral de tórax. Adicionalmente, oferece alerta sonoro de travamento das portas, assistente de partida em rampa (HAC), barras de proteção lateral, controles de estabilidade eletrônico (ESC) e de tração (TCS), além de uma estrutura com deformação programada para impactos.
O SUV também é equipado com faróis com projetor, luzes diurnas em LED, sinalização de frenagem de emergência, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e fixação ISOFIX para cadeirinhas de bebê. No tocante ao desempenho, o veículo tem freio a disco nas quatro rodas, potencializado por freios ABS com EBD.
Os recursos de conforto também não deixam a desejar. Ele vem com acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, bancos de tecido na cor preta, controle de velocidade de cruzeiro e câmera de ré. Os detalhes em cromo acetinado estão presentes no volante, painel e console.
A direção elétrica progressiva, espelho de cortesia iluminado e iluminação no porta-malas adicionam conveniência ao veículo. Complementando, o Creta Comfort dispõe de rodas de liga leve de 16″ e travas elétricas integradas. Por fim, o volante pode ser ajustado em altura e profundidade, garantindo uma direção mais confortável e adaptada ao motorista.
Ao mencionarmos a Fiat Strada, imediatamente nos lembramos de uma das picapes mais icônicas do mercado nacional. Ela tem se destacado não apenas por sua história, mas também por ser uma das mais vendidas ao longo dos anos. Essa picape dispõe de diversas versões de acabamento, com preços que variam entre R$ 100.990,00 e R$ 132.990,00. O “Planeta Sobre Rodas” irá avaliar uma versão específica, a “Ultra”, que está entre as mais sofisticadas da linha.
Neste ano, com a introdução da linha 2024, a Fiat Strada trouxe inovações em sua versão “Ultra”. Destaca-se o novo motor 1.0 turbo GSE Flex, que não é novidade no mercado, pois modelos como o Pulse e Fastback já o adotaram anteriormente. Esse propulsor apresenta uma potência impressionante: ao usar gasolina, ele entrega 125 cv e, com etanol, eleva-se a 130 cv, atingindo tais marcas a 5.750 rpm. No que concerne ao torque, vale mencionar que ele se mantém estável em 20,4 kgf.m a partir de 1.750 rpm, independentemente do tipo de combustível utilizado.
Quando se trata de consumo, a versão Ultra da Fiat Strada demonstra resultados não tão desfavoráveis. Segundo o Inmetro, a média é de 8,3 km/l ao usar etanol e 12,1 km/l com gasolina em ambiente urbano. Por outro lado, ao avaliar as condições de rodovia, essa eficiência mostra um aumento, registrando 9,4 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina.
A picape mais vendida no mercado nacional passou por significativas mudanças em sua versão mais recente. Primeiramente, no aspecto visual, muitas transformações podem ser observadas. Em particular, a maioria dessas alterações foi concentrada na parte dianteira. Por exemplo, agora ela apresenta um padrão hexagonal que destaca as novas entradas de ar, que foram levemente ampliadas. Adicionalmente, o para-choque foi totalmente redesenhado. Isto é, ele exibe traços que se assemelham aos encontrados em outros modelos da marca.
Confira todos os detalhes e itens de série
Começando com a parte externa da Fiat Strada Ultra, podemos observar imediatamente uma coloração Skidplate Cinza, realçada com barras de teto longitudinais na mesma cor. A seguir, nota-se que ele apresenta quatro portas, badges externos da versão Ultra e um design exclusivo Ultra. Adicionalmente, vale a pena mencionar os detalhes externos que estão na cor do veículo, e maçanetas e retrovisores externos que seguem essa mesma tonalidade.
Passando para a questão da segurança, a versão Ultra não deixa a desejar. Ela inclui recursos como airbag lateral e um airbag duplo para o motorista e o passageiro. Além disso, outro ponto importante é o alarme antifurto, bem como o alerta de uso do cinto de segurança tanto para o motorista quanto para o passageiro. Também é relevante apontar a alça de segurança no lado do passageiro e os cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura. E, complementando, para maior proteção, o veículo possui uma barra de proteção no vidro traseiro, grade de proteção no mesmo vidro e grade frontal na cor preta.
Ao adentrar o veículo, o interior chama atenção. O conforto e o estilo são inegáveis. A Fiat Strada Ultra se destaca por ser equipada com bancos em couro Ultra, apoia-pé para o motorista, apoio de braço no banco do motorista, e apoios de cabeça com regulagem de altura. E, para aqueles que apreciam detalhes, o volante com uma costura vermelha e feito de couro dá um toque extra de luxo.
No âmbito da tecnologia, o carro está bem servido. O destaque vai para a central multimídia com tela de 7 polegadas, comandos de áudio no volante, câmera de ré, computador de bordo, rádio com entrada USB e um visor TFT de 3,5′. Não se pode esquecer também do wireless charger e de uma porta USB adicional que o veículo oferece.
Em relação à funcionalidade, a Fiat Strada Ultra demonstra ser bastante prática. Conta com recursos como um porta-escadas, porta-luvas iluminado, protetor de caçamba, protetor de cárter e ganchos para amarração de carga na caçamba. Além disso, traz um hodômetro digital, indicador digital do nível de combustível e indicador de troca de marcha.
Quando se fala em performance, a Fiat Strada Ultra certamente impressiona. É alimentada por um novo motor Turbo 200 Flex 12V com 130 cv. Destaca-se o câmbio automático CVT com 7 velocidades simuladas, modo Sport com botão de acionamento no volante e paddle-shifters.
E, por último, mas não menos importante, a experiência do usuário é enriquecida com itens como ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas e sensor de estacionamento.
Vendas e desvalorização
De janeiro a outubro de 2023, a Fiat Strada alcançou a impressionante marca de mais de 94 mil unidades vendidas, conforme os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Essa picape se destaca como a mais vendida do mercado nacional, especialmente quando consideramos a categoria de automóveis e comerciais leves.
Para contextualizar ainda mais esse sucesso, nos últimos dois meses, os números foram particularmente expressivos: em setembro, a Strada liderou o mercado com 12.835 unidades vendidas e, em outubro, manteve sua posição dominante com 7.448 unidades até o momento.
A Fiat Strada, na sua versão Ultra, mantém-se fiel aos padrões característicos da picape da marca italiana. Além disso, ela apresenta um excelente custo-benefício. Adicionalmente, destaca-se pela baixa manutenção e pela boa valorização na revenda, características típicas dos carros da marca no Brasil.
Vale a pena investir na versão Ultra da Fiat Strada?
Com um preço estipulado em R$ 132.990,00, a versão Ultra da Fiat Strada apresenta uma boa lista de equipamentos e uma central multimídia intuitiva. Entretanto, levando em consideração o valor, a tela poderia ser maior. Além disso, o motor 1.0 Turbo, escolhido pela marca italiana, garante ótimas acelerações. Esse foi um acerto significativo da Fiat, permitindo que ela concorresse de forma mais equilibrada com a Chevrolet Montana. Um aspecto notável da Fiat Strada é sua capacidade de carga. A caçamba pode comportar impressionantes 650 kg e 844 litros.
No que diz respeito à sua usabilidade, a picape se destaca pela versatilidade, sendo adequada tanto para o trabalho quanto para momentos de lazer. Possui ainda vantagens como ótima revenda, baixa desvalorização e custos reduzidos de manutenção. Portanto, apesar de seu acabamento mais simples, com predominância de plástico rígido no interior e ausência de alguns equipamentos, a Fiat Strada Ultra se mantém como uma opção atrativa de compra.
O novo Honda CR-V está programado para ser lançado no final de fevereiro. Este lançamento é especialmente notável, pois marca o início das exportações do modelo para o Brasil, originando-se da Tailândia, uma estratégia semelhante à adoção pelo Civic. Em termos de custo, o SUV hibrido será oferecido por um preço sugerido de R$ 257.900, disponível em uma versão exclusiva designada Advance.
Curiosamente, no mercado tailandês, o CR-V se destaca por estar disponível em cinco variantes distintas. Informações obtidas através de vazamentos do site oficial da Honda revelam que o SUV apresenta uma eficiência de combustível impressionante, com médias de consumo de 14,2 km/l em ambiente urbano e 11,6 km/l em rodovias, sempre utilizando gasolina como combustível.
Principais dimensões do SUV e motorização
Com efeito, o Honda CR-V ostenta um porta-malas com especificações generosas , capaz de comportar 581 litros de bagagem, um aspecto destacável para quem valoriza o espaço de armazenamento em suas viagens. Além disso, o tanque de combustível, com a sua capacidade de 53 litros, assegura, com base nos dados de consumo, uma impressionante autonomia de até 752 km em ciclo urbano.
Quanto às dimensões, o SUV apresenta-se com 4,71 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,69 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, medidas que reforçam a sua presença marcante e conforto interno .
Além disso, no que tange à motorização, o CR-V é equipado com um motor 2.0 DI DOHC 16V e:HEV, composto por 4 cilindros em linha e 16 válvulas, que proporciona uma potência máxima de 146 cv a 6100 rpm (Gasolina) e 184 cv (motor elétrico), além de um torque máximo de 19,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) e 34,1 kgfm (motor elétrico). A transmissão é automática de 8 marchas complementa o conjunto.
Confira os principais equipamentos do novo Honda CR-V
O Honda CR-V, vai chegar na única versão Advance com itens da série como uma central multimídia de 9 polegadas, compatível tanto com Android Auto (requer conexão por cabo) quanto com Apple CarPlay (disponível sem fio). Além disso, o carro é equipado com um quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, oferecendo uma visão clara e detalhada das informações do veículo. As rodas de liga leve serão de 18 polegadas.
Para aumentar a comodidade durante a condução, o CR-V inclui um carregador de celular por indução, eliminando a necessidade de cabos. A praticidade se estende às portas-malas, que possui abertura elétrica. Em termos de segurança, o veículo vem com dez airbags, abrangendo airbags frontais, laterais dianteiros, laterais traseiros, de joelhos e de cortina.
O conforto é uma prioridade, com o ar condicionado digital de duas zonas permitindo que o motorista e o passageiro ajustem a temperatura de acordo com suas preferências. O teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço e liberdade dentro do carro, enquanto o sistema de som premium damarca Bose oferece uma experiência acústica de alta qualidade.
Para os ocupantes da frente, os bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o motorista garantirem uma posição de condução ideal. Em relação à assistência ao motorista, o CR-V é dotado de driver de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alertas de objeto no ponto cego, saída de faixa com centralização no volante e alerta de atenção do motorista.
Por fim, o farol alto com facho automático ajusta a iluminação de acordo com as condições da estrada, evitando o ofuscamento de outros motoristas e melhorando a visibilidade noturna.
O Hyundai HB20, na versão Platinum com motorização 1.0 TGDI e transmissão automática, surge como uma excelente escolha para aqueles que desejam uma gama abrangente de equipamentos sem a necessidade de desembolsar o valor de uma configuração topo de linha. Notavelmente, essa opção é cerca de R$ 10 mil mais barata que o modelo Platinum Plus 1.0 TGDI Automático, que tem o preço de R$ 119.590,00.
Adicionalmente, é válido mencionar que o motor 1.0 TGDI conquistou a aceitação do mercado. Com impressionantes retomadas, ele alcança de 0 a 100 km/h em apenas 10,7 segundos. Em termos técnicos, esse motor proporciona 120 cv a 6.000 rpm e um torque de 17,5 kgf.m a 1.500 rpm, tendo a flexibilidade de ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol.
No que se refere ao interior, o hatch apresenta um acabamento de qualidade. Ainda que haja uma certa predominância de plástico, isso não compromete a estética ou o conforto. Além disso, seu entre-eixos de 2.500 mm assegura espaço suficiente para uma pequena família, sendo particularmente conveniente para viagens mais extensas. Por fim, o porta-malas, com capacidade para 300 litros, está perfeitamente alinhado à média do segmento.
Detalhes e itens de série
O Hyundai HB20 Platinum 1.0 TGDI AT é repleto de equipamentos como alto-falantes nas portas dianteiras e traseiras. Além disso, vem com uma antena tipo barbatana. Uma das suas principais funcionalidades é o Bluelink, um sistema de carro conectado que fornece serviços como prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos do veículo, diagnóstico do veículo e alertas de uso.
No que diz respeito à tecnologia, ele é equipado com uma central multimídia flutuante que possui uma tela touchscreen de 8 polegadas. Esta central oferece conectividade sem fio com smartphones, sendo compatível com Apple CarPlay e Google Android Auto. Também há um computador de bordo, e para a conveniência dos passageiros, existem várias entradas USB: uma do tipo A, uma atrás do console para o banco traseiro do tipo C e uma específica para carregamento rápido de celular também do tipo C. Além disso, o veículo tem uma tomada de 12V no console.
Quando se trata de segurança, o hatch não deixa a desejar. Ele vem com airbags de cortina, frontal duplo e lateral de tórax. Outros recursos de segurança incluem assistente de partida em rampa (HAC), coluna de direção colapsável, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS) e um sistema de fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê.
No interior, os bancos são revestidos em tecido preto e o veículo também possui câmera de ré. Ele oferece direção elétrica progressiva, lanternas em LED e um painel de instrumentos digital colorido chamado Supervision Cluster. Há a praticidade da partida do motor por botão e também a partida remota pela chave.
Para auxiliar em manobras, o veículo conta com sensor de estacionamento traseiro. Os vidros elétricos dianteiros e traseiros têm funções one-touch para descida e subida e um sistema antiesmagamento. E, para melhor ajuste ao motorista, o volante possui regulagem de altura e profundidade.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPolitícia de Privacidade